quinta-feira, 1 de maio de 2008

FLORES EM NÓS!

Elas estão presentes em milhares de lugares: além da natureza, as flores povoam as poesias, os adornos, templos, homenagens, livros, canções, pensamentos e, é claro, cemitérios... os corpos voltam ao pó acolhidos pelo seu colorido e perfumado abraço! Não poderia ser melhor! (bom, pra falar a verdade, acho que poderia ser melhor sim: se, envolto em flores ou não, o meu corpo pudesse ser enterrado numa área de reflorestamento, pra alimentar a nova floresta!!!)
Tenho uma coleção de foto de flores! Comprei um álbum especialmente pra ela! Sempre fico a contemplar a beleza das flores... adoro quando estou com uma câmera na mão e consigo registrar o instante contemplado! Um show de cores, texturas, perfumes... flores são bênçãos!!!
Ontem eu estava vendo um telejornal, e vi a reportagem sobre a Escola de Samba da Mangueira, que vai homenagear o mestre Cartola nesse carnaval... Merecida homenagem! As rosas de Cartola também perfumaram minha infância, quando via meu pai tocar no violão e cantar “queixo-me às rosas, mas que bobagem, as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam, o perfume que roubam de ti”. Eu achava essa música tão triste, mas ela mexia comigo, e eu ficava ali, sentada, vendo e ouvindo o dedilhar das cordas e a voz rouca do papai cantando os românticos versos ...
Na canção “Flores”, do Toni Belotto, “há flores por todos os lados, há flores em tudo o que eu vejo”... essa música é, no mínimo, interessante! E Geraldo Vandré? Quem ainda não foi impactado pelos versos de “Pra dizer que não falei das flores”? Eu também faço parte daqueles que “acreditam nas flores vencendo o canhão”... embora às vezes eu até me esqueça que as flores existem e parto pra pancadaria, onde o canhão é pouco... mas as flores costumam prevalecer na minha vida! Ainda bem...
Claro que eu não poderia deixar de citar alguns lindos versos de Cora Coralina

“... E eu, quero te servir a poesia numa concha azul do mar ou numa cesta de flores do campo.”

Ou de Cecília Meireles:

“Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
Lavadeiras e passarinhos,
Ovos verdes e azuis nos ninhos?...”

Tenho certeza de que esse texto seria escrito eternamente, se eu fosse citar tudo o que já foi escrito e pesquisado sobre as flores... tem ainda terapia com florais, a salada de flores, a doçura do mel, os benefícios do pólem pra saúde e até uma antiga proposta religiosa que conheci recentemente, que acredita que podemos cultivar e distribuir flores para propagar o paraíso na Terra... bom, não acredito nisso não, mas que lugares floridos são infinitamente mais agradáveis e alegres, isso é indiscutível!!!!(... até cemitérios que substituem as cruzes e os mausoléus por flores são menos tristes, na minha opinião)
Quantas são as questões envolvendo flores... como nossas vidas estão impregnadas de flores e nós muitas vezes não percebemos... Quantas vezes paramos para contempla-las? Quantas vezes paramos para agradecer a Deus te-las em nossas vidas?
Creio que cada um de nós tem uma história bonita pra contar, onde as flores estão presentes!
E, jamais poderia deixar de encerrar essa minha tão pequena reflexão matinal sem citar o mais precioso livro que já li: a Bíblia. No livro do profeta Isaías, capítulo 58, versículo 11 tem uma promessa linda de Deus pra nós! Uma promessa que tem ligação direta com a nossa atitude de socorrer os famintos... (vale a pena ler todo o contexto...)

“E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam”.

Fiquei pensando no termo “jardim regado”... quero ser assim! Viajei demais nesse termo! Quanta coisa está dita nessas duas simples palavrinhas...

Por fim... Jesus uma vez disse pra gente não andar ansioso com o que vamos comer ou vestir e, olhem só, com relação à vestimenta disse:

”Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?” (Mateus 6:28-30)

É preciso dizer mais alguma coisa depois dessa?

Bom... um dia muito florido pra todos!

Márcia,
Em 02/02/2008

Nenhum comentário: