sexta-feira, 23 de maio de 2008

Caixa dos amigos!

Caixa dos amigos...
Tenho uma grande caixa onde guardo muitas cartas, cartões, bilhetinhos de amigos e alunos, lembrancinhas, livrinhos que escrevi feitos de folha de caderno (hoje dou boas risadas lendo um deles, minha autobiografia, aos 12 anos de idade), diários etc. Chamo essa caixa de "Caixa dos amigos".
De vez em quando abro a caixa e fico me relembrando de tanta coisa bonita, de tanta gente especial que passou a fazer parte de minha vida... com alguns eu já não mantenho mais contato... com a maioria deles, sim. E tem um especial,pois nunca fomos amigos, mas algo muito lindo aconteceu:
Conheci um amigo da minha tia em sua casa. Depois de alguns dias, eu estava em casa e minha tia veio nos visitar. Falou que aquele seu amigo estava muito triste, devido alguns problemas que caíram como avalanche em sua vida... aquilo me partiu o coracão. Então lhe escrevi uma carta na tentativa de colocá-lo um pouco "pra cima". Minha tia entregou a colorida carta.
Cerca de um mês depois, mais ou menos, ela trouxe pra mim algo que aquele seu amigo havia mandado pra mim em agradecimento pela carta que lhe enviei. Ele fazia artesanatos, incensos... e foi isso que me mandou de presente: um tubo de ensaio com a etiqueta "Quinta essência", uns 20 incensos, um suporte feito de concha para acender os incensos, dentro de uma sacolinha de pano, com uma cartinha linda demais, escrita num papel fino... coisa linda! O incenso super perfumado! Fiquei economizando os incensos e de vez em quando acendia um. Essa foi a forma que encontrou de me agradecer... eu amei!!! Foi nosso último contato. Até hoje tenho a sacolinha, a carta, o tubo de ensaio... Nos vimos apenas uma vez na vida, em 1990. Eu não o esqueco. Ele faz parte da minha "caixa dos amigos".
Cada dia chega uma coisa nova... vou ter que arrumar uma caixa maior!!!
A caixa dos amigos é uma bencão em minha vida, mas mais bencão ainda são os amigos, pois sem eles não haveria a caixa.
Fico pensando: quantos virão ainda? Quantos permanecerão? Quantos serão de apenas um dia?
Adoro viver e essa é uma das belezas da vida: os amigos!
grande abraco,
M.
Caminhar faz bem pra saúde! Isso todo mundo sabe! Adoro caminhar...
Fiquei um tempão "de molho" em casa depois que o filhotinho nasceu. O famoso resguardo e pior ainda porque foi cesárea. Comi igual um touro... resultado: virei uma "baleia". Estava 9kg acima do peso ideal... mas comecei a caminhar, tentando também "fechar a boca" e de dois dias pra cá estou tomando o amargo e maravilhoso chá verde. Perdi quase 2kg. Um dia eu chego lá!
Engraçado é caminhar aqui em Realengo... um dia comecei a rir sozinha na rua, devido a alguns pensamentos que caminharam comigo naquela manhã. Tinha até um tema: Caminhada de pobre. Eis o besteirol que pensei:
Sempre que a gente vê uma reportagem sobre caminhada, vê o pessoal caminhando na orla, aquele marzão... Aqui a gente caminha cerca de 1km, mais ou menos, na beira de um valão! 'As vezes tem até mal cheiro... alguns despachos nas esquinas...
É gente de toda idade! Esquecendo que estamos na beira de um valão, basta ouvir o barulhinho das águas, que nos dá uma impressão de rio limpo, pequenas quedas d'água. Pensando nessas coisas, comecei a conter meu riso pra não parecer uma desequilibrada.
Minha primeira caminhada após a longa temporada trancafiada dentro de casa, foi demais! Estava 100% fora de forma! Fui caminhando... caminhando... quando cheguei lá no final, entrei numa rua pra dar a volta e retornar... me sentia cansada demais... mas prossegui. Estava com uma blusa do meu marido, onde estava escrito "Educacão Física" e um monte de desenho de bonequinhos praticando esportes. Até que, passando por um sujeito que estava parado na calçada, ele disse: "Educação Física... parece que está parando..." Falou com ironia. Virei a esquina com um "adjetivinho básico" na cabeça pra definir o tal sujeito. Meu ego estava ferido. Mas daqui a alguns instantes, prestei atenção e vi: o cara estava certo! Eu estava quase arrastando os pés pra andar! Estava colocando os "bofes pra fora", andando a 1km/h. Foi então que tive um ataque de riso!!! E toda hora que eu me lembrava do cara falando, comecava a rir! E lá fui eu me arrastando 1km de volta, na beira do valão, até chegar em casa (nunca chegava!) e me jogar debaixo do chuveiro, na tentativa de ressuscitar.
Agora estou voltando aos velhos tempos! Já caminho bem! Ah! Que bom!!! Graças a Deus!!! Tenho caminhado pela manhã e também à noite... é bom ver gente cuidando da saúde... fazendo o melhor que pode!
Agradeço a Deus pelas caminhadas que posso fazer!
Durante a caminhada, falo com Deus e Ele comigo! Falo comigo mesma também... idéias novas surgem na mente, novos textos também... penso na vida... e o tempo vai passando... passo a passo...
Durante a caminhada vejo urubus nos postes tomando banho de sol como se fossem esculturas! Muitos ficam de asas abertas... lindos! Durante a noite tenho visto estrelas no céu e há alguns dias atrás tomei um delicioso banho de chuva no meio do caminho! Uma felicidade só!
Vejo no percurso alguns amigos de longas datas que também procuram manter uma boa saúde...
Algumas pessoas passam sérias, outras dão "Bom dia", às vezes acontece um sorriso contido ou não... é muito legal!
Tem uma velhinha que deve ter uns 70 anos... mas ela caminha tão rápido que me assusta! Ela passa por mim e quando olho ela já está lá no horizonte... a 200km/h... dá poeira em todo mundo! Um dia desses ela sorriu pra mim! Tão bonitinha! Mal sabe que estou escrevendo sobre ela...
Alguns velhinhos ficam varrendo a rua, juntando folhas das árvores no cantinho do meio-fio...
Durante essa caminhada, passo por lugares totalmente opostos... tem um momento que passo por uma invasão, onde as casas são amontoadas, sem quintal, pequenas e a rua estreita esempre movimentada... continuando a caminhar, chego num dos lugares "nobres" de Realengo... casas e quintais enormes, lindas... lugar silencioso, ruas largas, tranquilas... a desigualdade social está mesmo em toda parte.
Durante a caminhada vejo gente indo para o trabalho... alunos para as escolas...
e a vida vai seguindo assim tão bonita!
A vida em si já é uma caminhada...Que seja então uma maravilhosa caminhada! E, como diz o precioso pensamento "... é caminhando que se faz o caminho..."
Bom caminho a todos!
paz!

M. 26/02 e 11/03/2008
do meu diário 2006...

“Numa tarde de terça-feira na escola eu fui para a cozinha e peguei um pedaço de melancia... ah... que delícia! Saí pela porta de trás da cozinha e fiquei me deliciando... Algumas alunas vieram falar comigo e eu disse que sou pior que a Magali da Turma da Mônica, melancia é comigo mesmo!
Lá estava eu com um pedação de melancia com aquele caldo delicioso! Então as meninas me perguntaram se é a fruta que eu mais gosto. Foi então que eu disse que não. A fruta que eu mais adoro é a tangerina.
R., uma de minhas alunas mais chegadas da 5a série , estava entre elas.
Quarta-feira pela manhã... estava eu subindo as escadas para o último andar, para dar o primeiro tempo de aula do dia. Vem R. correndo atrás de mim...
‘Trouxe uma surpresa que a Sra. vai gostar!’
Parou na escada, abrindo sua mochila, e de lá tirou uma linda tangerina... ‘Tinha duas lá em casa... chupei uma e trouxe essa pra Sra.’
Me entregou aquela tangerina com um lindo sorriso na boca e nos olhos! Que lindo!!! Abençoei sua vida pela tangerina que me deu e ela se foi sorrindo, feliz da vida por ver minha alegria ao receber seu presente!
Durante aquela manhã me perguntou umas três vezes se a tangerina estava gostosa. Após o almoço pude saboreá-la, como sobremesa, realmente a tangerina estava doce, deliciosa!
Mais que tudo aquela tangerina tinha o sabor do amor!
Obrigada, meu Deus querido, pela tangerina de R.!!!”

Tenham uma semana deliciosa na presença de Deus! E que Ele nos ajude a compartilhar, como fez a pequena R. ... pequenos e simples gestos de carinho são doces manifestações de amor... e Deus é amor!"
Grande abraço,