terça-feira, 8 de julho de 2008

BOM DIA! BOA NOITE!

Ontem eu estava caminhando à noite com minha tia e prima. Estávamos indo até o ponto de ônibus. De repente o celular toca... é a minha mãe toda feliz dizendo "Oi, filha!!! Coloquei crédito no celular e estou ligando pra todos os filhos pra desejar uma boa noite!!!" Falou essas palavras rindo, feliz da vida! Ali eu pude desejar o mesmo pra ela e dizer que a amo muito!
Como aquele telefonema me fez bem!!! Como foi maravilhoso ouvir a voz de minha mãe e o que ela falou!!! Como foi bom ver a felicidade dela em poder usar os créditos do celular pra desejar uma boa noite a cada filho! Lindo!
Agradeci tanto a Deus, mais uma vez, pela vida da minha mãezinha... o que seria de mim sem ela?
Ao mesmo tempo, me veio à memória uma coisa que me aconteceu há alguns anos atrás.
Tenho o hábito de chegar nas escolas onde trabalho e dar bom dia ou boa tarde pra todo mundo que vejo pela frente. Porteiro, merendeiras, alunos... geral! Na maioria das vezes beijo e abraço um monte dessas pessoas. Até que fiquei ausente por 15 dias, por causa de uma cirurgia. Quando retornei, fiz o mesmo de sempre em uma das escolas. Quando cheguei na direção e disse "Bom dia!!!" a diretora me olhou e disse: "Ai, Marcinha, faz um bem tão grande esse seu 'bom dia'!!!! Você chega assim, rindo... Senti falta do seu bom dia. Que bom que você voltou!".
Nunca esquecerei essas palavras. E o mais engraçado é que algumas das vezes em que falei com ela, fiquei no vácuo... ela estava ocupada, atrapalhada, e muitas vezes não me ouviu, não me respondeu ou respondeu séria... mas não interpretei mal e continuei fazendo sempre isso... jamais imaginei que fizesse um bem tão grande a ela aquele "Bom dia". Pra mim, até então, era só um "bom dia". Mas descobri que era muito mais do que isso. Descobrir isso me fez bem e me fez acreditar ainda mais numa coisa: nós podemos irradiar coisas luminosas e positivas... dar um "bom dia" pra alguém pode ser, realmente, profético. O dia pode ser realmente muito bom, porque temos o poder de contribuir para que ele seja bom, através de um simples cumprimento. Não é uma bobagem. É uma realidade. É um pequeno e quase insignificante detalhe que faz grande diferença... que soma, que acrescenta.

Da mesma forma foi o inesperado "boa noite" via celular, que recebi de minha mãe... o torpedo que recebo de amigos... um e-mail... uma carta... um sorriso ao ser avistada de longe... uma brincadeira... um abraço aconchegante... enfim... essas bobagens... ah... como a vida perderia muito a graça se não fossem essas coisinhas diárias...
E ainda, nessa caminhada da vida, aprendi uma lição muito dolorosa, mas ao mesmo tempo fortalecedora de todos os bons ideais: às vezes alguém pode ter um valor muito grande pra nós. Alguém por quem daríamos a vida, alguém a quem fazemos bem só pela alegria profunda que temos em vê-lo(a) feliz. Mas podemos, a despeito disso, não significar absolutamente nada pra essa mesma pessoa. Toda a nossa vida, amizade e afeto podem simplesmente ser menos que nada, não ter a menor relevância... mas, ainda assim, valerão a pena... ainda que venhamos a nos machucar profundamente, quando a nossa insignificância vier à tona. Sei, sem sombra de dúvidas, que o bem prevalecerá e sempre valerá a pena, nem que seja para iluminar tão somente, ao final de uma decepção, o nosso próprio coração. Essa luz ninguém e nada pode apagar! Ame todo mundo e pronto. Está feito.
Um dia maravilhoso a cada um de vocês, queridos amigos!