sexta-feira, 31 de julho de 2009

FECHADA PRA BALANÇO


Já está escrito que "Tudo tem seu tempo debaixo do céu..."

Vejo que é de suma importância o tempo que tiramos para nos conhecer melhor... Um tempo especial para reavaliarmos toda a nossa vida, nossas atitudes, nossos sonhos, nossa trajetória... Refletir sobre o que temos feito com o tempo de vida que de Deus recebemos... uma dádiva tão preciosa e que não volta mais... a não ser na lembrança.

Diz uma canção que "não temos tempo a perder" e acredito piamente nessa afirmativa.

Parar pra fazer um balanço interno é uma forma de utilizar de maneira construtiva parte do tempo que Deus nos dá. Uma forma de se livrar do que nos faz desperdiçar esse tesouro e de se voltar para o que realmente poderá multiplicar em qualidade de vida e alegria de viver!

O que temos feito do tempo?

O que não temos feito e deveríamos fazer?

Quais são as pessoas com quem nos relacionamos?

Onde passamos a maior parte do nosso tempo durante o dia?

O que fazemos na maior parte do dia?

Quais têm sido nossos pensamentos?

Onde queremos chegar?

Temos sonhado? E mais que isso: temos acreditado em nossos próprios sonhos a ponto de lutar para realizá-los?

O que nos faz sofrer?

O que nos incomoda?

Temos algum medo? Ricardo Godim disse uma frase muito interessante: "O medo é o mau uso da imaginação"... O que tem povoado nossa imaginação?

Temos cuidado da saúde?

A quantas pessoas nós ajudamos a cada dia? Temos tornado o dia de alguém que cruza o nosso caminho melhor, de alguma forma?

Estamos somando ou diminuindo?

O que temos compartilhado?

Quem frequenta a nossa casa?

Quais os conteúdos de nossas conversas?

Quem somos de fato?

Qual o nosso grau de envolvimento com as instâncias da vida?

Como temos desempenhado nossos diferentes papéis na sociedade?

Cremos em Deus? Conversamos com Ele - veja bem que uma boa conversa não é um monólogo, mas um diálogo... O que temos ouvido?

Do que precisamos abrir mão, a fim de viver melhor e mais feliz?

Que causas precisamos abraçar? Qual é a nossa missão?

Quais tem sido nossas leituras?


enfim... estou nesse momento assim... refletindo e buscando crescer um pouco. Sentindo falta de algo, buscando voar um pouco mais alto...

Há um momento em que precisamos parar tudo - ou quase tudo - pra fazer esse balanço, pra tomar decisões...


No final, descobriremos que não perdemos tempo, mas investimos nosso tempo pra qualificar o próprio tempo que temos nas mãos...




quinta-feira, 30 de julho de 2009

INTOCÁVEIS E INVENCÍVEIS (Nelson Motta)

Não tenho mais nenhuma ilusão de um dia ver algum desses criminosos travestidos de parlamentares atrás das grades e devolvendo o que nos roubou. Eles são muitos, e invenciveis.
Sob fogo cruzado de denúncias, juntam-se para se defender, como fizeram PT e PMDB no Senado, embora digam sempre que é pela instituição, a mesma que eles aviltam e apequenam com seus atos. O dinheiro roubado de nossos impostos, teoricamente, pode até ser recuperado, mas o crime de desmoralizar uma instituição não tem preço.
O que nos resta? Confiar na Justiça? Na Polícia? No ladrão ? Com Sarney e Renan comandando o Senado e espantados com a descoberta das 181 diretorias? A maior parte foi criada pelos dois. O resto, por Jader Barbalho, ACM e Lobão. E pior. Foram criadas por resoluções da Mesa e ninguém reclamou. E mesmo se reclamasse não adiantaria nada. Tudo dentro da Lei, na liturgia do cargo.
Seria um exagero comparar as disputas pelo poder no Congresso com as guerras de quadrilhas pelos pontos de venda de drogas nas favelas cariocas? Só porque uns vendem crack e cocaína e outros, privilégios e ilegalidades? Guerra é guerra, vale tudo na disputa pelos pontos de poder. Se um tiroteio é de balas, o outro é de números e nomes; mas sempre sobram balas perdidas. Mas, quando o cerco aperta, os dois bandos acertam um armistício: o verdadeiro inimigo é a Policia.
Ou, no caso do Senado, a opinião pública. Porque eles não temem a polícia. Nem a justiça. Eles só tem medo de perder eleição.
Diante do pacto de não agressão entre os dois bandos, resta-nos confiar nos ódios, nas invejas e nos ressentimentos das legiões de apadrinhados que estão perdendo a boca e se vingando de seus traidores.
Que muitas falas perdidas encontrem seus alvos. Diante da certeza de que eles vencerão, que jamais pagarão por seus crimes, que continuarão ricos e corruptos, e até mesmo respeitáveis, resta-nos ridicularizar suas figuras toscas, seus figurinos grotescos, seus cabelos tingidos, suas caras botocadas. Para que suas esposas e amantes leiam, e seus filhos se envergonhem deles no colégio. Como nós nos envergonhamos todo dia.

OLHOS DE LUZ


Jesus disse: "se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz... se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo terá trevas..."

De que forma vemos a vida? Temos luz ou nos tornamos trevas através do olhar?

Deus nos dá todos os dias a oportunidade de viver...

Sejam bons ou maus os momentos, estamos vivos... pulsando, sentindo... E o nosso olhar sobre tudo isso?

Luz ou trevas?

Importante refletir sobre isso, né?

Então que cada um de nós faça o que precisa ser feito em relação a esse fato...

MUITA LUZ PRA TODOS!