sexta-feira, 23 de maio de 2008

Caminhar faz bem pra saúde! Isso todo mundo sabe! Adoro caminhar...
Fiquei um tempão "de molho" em casa depois que o filhotinho nasceu. O famoso resguardo e pior ainda porque foi cesárea. Comi igual um touro... resultado: virei uma "baleia". Estava 9kg acima do peso ideal... mas comecei a caminhar, tentando também "fechar a boca" e de dois dias pra cá estou tomando o amargo e maravilhoso chá verde. Perdi quase 2kg. Um dia eu chego lá!
Engraçado é caminhar aqui em Realengo... um dia comecei a rir sozinha na rua, devido a alguns pensamentos que caminharam comigo naquela manhã. Tinha até um tema: Caminhada de pobre. Eis o besteirol que pensei:
Sempre que a gente vê uma reportagem sobre caminhada, vê o pessoal caminhando na orla, aquele marzão... Aqui a gente caminha cerca de 1km, mais ou menos, na beira de um valão! 'As vezes tem até mal cheiro... alguns despachos nas esquinas...
É gente de toda idade! Esquecendo que estamos na beira de um valão, basta ouvir o barulhinho das águas, que nos dá uma impressão de rio limpo, pequenas quedas d'água. Pensando nessas coisas, comecei a conter meu riso pra não parecer uma desequilibrada.
Minha primeira caminhada após a longa temporada trancafiada dentro de casa, foi demais! Estava 100% fora de forma! Fui caminhando... caminhando... quando cheguei lá no final, entrei numa rua pra dar a volta e retornar... me sentia cansada demais... mas prossegui. Estava com uma blusa do meu marido, onde estava escrito "Educacão Física" e um monte de desenho de bonequinhos praticando esportes. Até que, passando por um sujeito que estava parado na calçada, ele disse: "Educação Física... parece que está parando..." Falou com ironia. Virei a esquina com um "adjetivinho básico" na cabeça pra definir o tal sujeito. Meu ego estava ferido. Mas daqui a alguns instantes, prestei atenção e vi: o cara estava certo! Eu estava quase arrastando os pés pra andar! Estava colocando os "bofes pra fora", andando a 1km/h. Foi então que tive um ataque de riso!!! E toda hora que eu me lembrava do cara falando, comecava a rir! E lá fui eu me arrastando 1km de volta, na beira do valão, até chegar em casa (nunca chegava!) e me jogar debaixo do chuveiro, na tentativa de ressuscitar.
Agora estou voltando aos velhos tempos! Já caminho bem! Ah! Que bom!!! Graças a Deus!!! Tenho caminhado pela manhã e também à noite... é bom ver gente cuidando da saúde... fazendo o melhor que pode!
Agradeço a Deus pelas caminhadas que posso fazer!
Durante a caminhada, falo com Deus e Ele comigo! Falo comigo mesma também... idéias novas surgem na mente, novos textos também... penso na vida... e o tempo vai passando... passo a passo...
Durante a caminhada vejo urubus nos postes tomando banho de sol como se fossem esculturas! Muitos ficam de asas abertas... lindos! Durante a noite tenho visto estrelas no céu e há alguns dias atrás tomei um delicioso banho de chuva no meio do caminho! Uma felicidade só!
Vejo no percurso alguns amigos de longas datas que também procuram manter uma boa saúde...
Algumas pessoas passam sérias, outras dão "Bom dia", às vezes acontece um sorriso contido ou não... é muito legal!
Tem uma velhinha que deve ter uns 70 anos... mas ela caminha tão rápido que me assusta! Ela passa por mim e quando olho ela já está lá no horizonte... a 200km/h... dá poeira em todo mundo! Um dia desses ela sorriu pra mim! Tão bonitinha! Mal sabe que estou escrevendo sobre ela...
Alguns velhinhos ficam varrendo a rua, juntando folhas das árvores no cantinho do meio-fio...
Durante essa caminhada, passo por lugares totalmente opostos... tem um momento que passo por uma invasão, onde as casas são amontoadas, sem quintal, pequenas e a rua estreita esempre movimentada... continuando a caminhar, chego num dos lugares "nobres" de Realengo... casas e quintais enormes, lindas... lugar silencioso, ruas largas, tranquilas... a desigualdade social está mesmo em toda parte.
Durante a caminhada vejo gente indo para o trabalho... alunos para as escolas...
e a vida vai seguindo assim tão bonita!
A vida em si já é uma caminhada...Que seja então uma maravilhosa caminhada! E, como diz o precioso pensamento "... é caminhando que se faz o caminho..."
Bom caminho a todos!
paz!

M. 26/02 e 11/03/2008

Nenhum comentário: