sexta-feira, 2 de maio de 2008

DEUS NA FLORESTA!



"Então minha alma canta a ti Senhor
Grandioso és tu, grandioso és tu..."


Esse é o hino mais lindo que já ouvi!!! Gosto muito de cantá-lo... inúmeras cenas vão se passando em minha mente... a imensidão verde das florestas por onde já caminhei... cenas que procurei fotografar sempre que possível e tantas outras que estão apenas guardadas na memória, enfim, cenas da grandeza de Deus manifesta na natureza!
Minha primeira caminhada ecológica foi em 1989, eu tinha 16 anos na época... de lá pra cá foram incontáveis... Vargem Grande, Mendanha, Lumiar, Pico da Tijuca, Papagaio (Tijuca), uma pernoite e vários passeios na Pedra Bonita, Ilha Grande (várias trilhas e praias, além do Pico do Papagaio), Ouro Preto (um lugar que tinha uma cachoeira dentro de uma caverna, num lugar muito alto que aparece no filme "O monge e a filha do carrasco"), Trindade (Paraty), algumas cachoeiras em Angra, praias de Cabo Frio, Pão de Açúcar (onde fiz rapel e uma pequena escalada de 15m), Parque Estadual do Itatiaia, floresta do Barata, a grande pedra no Jardim Novo... enfim... e tantas outras que pretendo fazer ainda, Fernando de Noronha, Pantanal, Chapada dos Guimarães e Diamantina, Bonito (MS), floresta amazônica, quero passar pelo menos uma semana numa tribo indígena que conseguiu manter sua cultura... enfim, são sonhos que tenho e pretendo realiza-los, se Deus assim permitir...

Cada vez que estou num lugar desses, ou que vejo uma reportagem mostrando lugares desses que ainda não fui, sempre me vem à memória
"... Senhor meu Deus, quando eu maravilhado
contemplo a tua imensa criação...
então minha alma canta a ti Senhor
grandioso és tu, grandioso és tu..."
E realmente minha alma canta ao Senhor, agradecida pela sagrada vida!
Agradeço a Deus por poder enxergar, poder ver... as cores, as formas, texturas...
Agradeço a Deus por poder andar, caminhar, correr, mergulhar... agradeço por poder fotografar tantas cenas lindas da criação... são quase 1.000 fotos desses momentos vividos e muito bem vividos!
É uma pena que estejamos vivendo um momento de tanta degradação... choro todas as vezes que vejo reportagens sobre a destruição da Amazônia e as condições precárias em que vivem a maioria das tribos indígenas... tanta injustiça... tanta covardia... mas, por outro lado, acredito na luta pela preservação! Agradeço a Deus pelos ecologistas, ambientalistas e pessoas comuns que procuram fazer sua parte... procuro fazer a minha parte também, embora cometa um crime ecológico conscientemente, como por exemplo, usar fraldas descartáveis no meu filho e usar copos descartáveis em alguma festinha em minha casa... parecem insignificantes, mas todo mundo fazendo isso gera uma quantidade absurda de lixo não orgânico... um estrago na natureza...

De qualquer forma, recomendo a todas as pessoas que conheço, que façam caminhadas no meio das florestas... sintam o cheiro do mato, da terra, mergulhem nas águas frias das cachoeiras (de preferência nus)... subam os picos e observem o mundo lá de cima... vejam o nascer e o pôr-do-sol, banhem-se em sua luz dourada, banhem-se também na luz da lua cheia... no meio da mata à noite, fica tudo azul! Caminhem à noite na floresta e ouçam a sinfonia de sapos e grilos e mais: divirtam-se com os milhares de vaga lumes azuis e/ou verdes... são luzes mágicas no meio da escuridão!!! Deitem no chão e olhem o céu estrelado, como se fosse purpurina... tomem banho de chuva, afundem os pés na areia... caminhem pela areia na beira do mar... observem o vôo dos pássaros, sintam o vento... a criação manifesta a glória de Deus! Celebração!!!
"...Então minha alma canta a ti, Senhor
Grandioso és tu, grandioso és tu..."
Lembro-me das palavras de minha querida amiga, que foi missionária no meio dos índios na Amazônia: "Eu fui falar do amor de Deus para os índios. Eles vivem o amor de Deus. A floresta é cheia da presença de Deus. Dá pra sentir Deus na floresta!"... dá mesmo! É impossível não sentir Deus no meio da floresta!
Essa é uma das coisas lindas que vivo e gostaria de compartilhar... quando me sinto muito triste, essas lembranças de alguma maneira me confortam e me fazem refletir no quanto a vida vale a pena... são algumas das coisas que trago à memória e me dão esperança...
Muitas vezes não trago à memória... eu simplesmente arrumo um jeito de ir para um desses lugares, principalmente para a praia, onde sento na areia, e, ouvindo o som do mar, contemplando sua imensidão, afundando minhas mãos e pés na areia, fico meditando, orando, refletindo durante horas e horas...buscando saídas, soluções... e, o carinho de Deus me conduz...




Nenhum comentário: