quarta-feira, 30 de abril de 2008

AMIZADE!

Amizade é uma coisa muito linda! Creio que abaixo da vinda de Jesus ao mundo, é a maior expressão do amor de Deus por nós é nos dar amigos!
Amigos fundem sua alma com a nossa... são pessoas que carregamos dentro de nós e que nos carregam dentro de si... São pessoas que qualificam nossas vidas!!!
Todos os dias agradeço a Deus pelos queridos amigos que tenho... às vezes, amigos que não vejo há tanto tempo... outros que não verei mais, outros que vejo toda semana... mas estão todos aqui, na minha alma... uma espécie de mosaico dentro de mim... me considero um mosaico formado por pedacinhos de gente que amo...Todos os dias acontecem fatos que na hora me fazem lembrar um e/ ou outro, por serem coisas que eles gostam ou não... coisas que tem tudo a ver ou nada a ver com eles... Creio que isso acontece com todo mundo... é muito legal isso! Amigos são sagrados, são bençãos de Deus!
Nesse ano de 2007 Deus tem me dado a alegria imensa de reencontrar amigos queridos! Uma que está morando fora do Brasil, e que, ao vir aqui em janeiro, tivemos a oportunidade de passar um dia inteiro e só voltei pra casa na tarde do dia seguinte... como gostamos muito de mar, fomos à praia, depois pra Fundição Progresso e pra terminar o dia, fomos para as pedras do Arpoador e de lá, por volta das 23h fomos caminhando na areia, na beira do mar, com a água molhando nossos pés... só fomos dormir por volta das 01:30 da manhã. Que maravilha! Quanta conversa! Quanta alegria!
Reencontrei ainda um querido amigo que foi o canal de Deus na minha vida para que eu passasse no vestibular, pois deu aula de graça de física, química e matemática pra mim, minhas irmãs e mais três amigos. Na época, ele estava na faculdade, e, ao chegar em casa à noite,ainda assim nos atendia com o maior carinho e dedicação. Nunca vou esquecer isso na minha vida! Serei eternamente grata! Hoje ele é professor da USP e mora por lá... como foi bom revê-lo!!! Eu e meu marido tivemos a alegria de recebê-lo depois de alguns anos, em nossa casa!
Ainda esse ano fomos num sarau onde estava sendo lançado o livro de um querido amigo, também daquela época, e que eu não via há 3 anos...
Semana retrasada eu estava comentando com minha irmã sobre um amigo meu que acabou se tornando amigo da nossa família... contei como nos conhecemos... e ontem, 14/10, eu, meu marido, minha mãe e Pedro o encontramos sem esperar, com sua esposa e filha, quando fomos a uma pizzaria à noite. Rimos muito de nossas histórias de 17 anos atrás... ele relembrou com detalhes como nos conhecemos e, como sempre, ficou encarnando em mim, devido aos micos que já paguei na frente dele... como foi bom reencontra-lo!
Uma querida amiga me ligou por esses dias! Como foi bom ouvir sua voz depois de pelo menos 3 anos sem nos vermos! Quantas novidades!
E sábado agora, dia 27/10, passamos o fim da tarde até o início da madrugada com um amigo que eu não via há exatamente 10 anos. Tocamos violão, cantamos... no final estávamos eu, meu marido, minha irmã, o seu marido, uma amiga e ele... todos rindo muito, brincando e saboreando uma deliciosa pizza em nossa casa!
Agradeço muito a Deus pelo que tem feito em minha vida, por me dar amigos de verdade, não importando o tempo e a distância que nos separa, pois somos parte uns dos outros!
E a maravilhosa vida segue seu rumo... vejo o cuidado de Deus conosco quando nos dá amigos!!! Há ainda tantas e tantas histórias vividas com amigos... todos nós temos essas histórias pra contar... a vida é feita em grande parte de histórias com amigos... o que seria de nós sem a amizade? Como seria viver só?
Bem canta o poeta:
“amigo é coisa pra se guardar
debaixo de sete chaves
dentro do coração...
... amigo é coisa pra se guardar
do lado esquerdo do peito
mesmo que o tempo e a distância digam não
mesmo esquecendo a canção...
pois seja o que vier
venha o que vier
qualquer dia, amigo, eu volto
a te encontrar...

Creio que é por isso que a Bíblia, no novo testamento, usa várias vezes o termo “uns aos outros”: “amai uns aos outros...”, “...suportando-vos uns aos outros...”, “...antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, com também Deus vos perdoou em Cristo...”, “não mintais uns aos outros...” E assim por diante...
É nessa dinâmica que podemos amar e ser amados e viver com toda intensidade a beleza da vida! Essa é a dinâmica da vida: uns aos outros!!! Podemos fazer o bem ou o mal (por atos ou por omissão). A amizade, portanto, é o bem que fazemos uns aos outros, e isso inclui todas as nossas virtudes e defeitos... mas, sem dúvida, a amizade verdadeira, que vem de Deus, faz bem para a alma, para o espírito e para o corpo! Amigos cuidam uns dos outros, porque a alegria do outro é a nossa alegria! A tristeza do outro é também a nossa tristeza... a vitória do outro é a nossa vitória! Nos momentos difíceis da minha vida, foram os amigos que me estenderam as mãos e me acolheram nos braços... salvaram minha vida nos dias maus... e comemoraram quando minha alegria voltou e meu olhar voltou a brilhar! Ser amigo é se importar! E, como diz Leonardo Boff, “a paz nasce do cuidado”. O cuidado que temos uns com os outros e com a mãe Terra. Amizade, dom de Deus!!!!
Um grande abraço, a todos os que são meus queridos amigos!!! Amo vocês!

Nenhum comentário: