domingo, 17 de agosto de 2008

SOBRE GAIOLAS E ENGAIOLADOS


Recentemente passei um final de semana em Valença, num hotel muito lindo, que tem um jardim belíssimo... nesse jardim tem uma casinha para os pássaros. Eles vêm voando e pousam ali para comerem alpiste ou uma fruta... uma coisa linda! Tirei inúmeras fotos, claro! Era uma alegria só! Eles saíam da casinha e voavam até um buganvile (não sei se é assim que se escreve) que fica pertinho. Alguns pousavam numa gaiola aberta onde tinha alimento também... Cantavam, cantavam, voavam, se alimentavam... A maior parte deles eram canários. Fiquei tão feliz da vida vendo a felicidade dos bichinhos... totalmente livres!!!
Quem me dera não existissem gaiolas! Aqueles que são capazes de tirar a liberdade de qualquer ser, ainda não se deram conta da dimensão do seu egoísmo. Nenhum ser foi criado para ser preso... principalmente aqueles que têm asas!!! Meu Deus!!!!!!! Os bichinhos têm o céu inteiro para voar... o seu espaço é o ar! Aí vem o ser humano com o seu egoísmo sem fim e tira dele a vida... o prende num espaço tão pequeno, tira dele tudo aquilo que ele é, só para ouvir o seu canto e se satisfazer com a cena caótica do bichinho pulando de um maldito poleiro para o outro.
E o zoológico? É deprimente! As crianças, inocentes, amam passear no zoológico. Adoram ver a bicharada! Mas ainda não entendem a questão da liberdade... o pior são os adultos, cuja inocência já se foi há muito tempo, mas ainda assim não compreendem a perversidade que um zoológico significa... Os seres não só estão confinados em espaços insignificantes, como também, a maioria, fora do seu habitat natural... desgraça. Mas o egoísmo cegou os seres humanos. Eles se satisfazem em ver todo aquele confinamento maldito. Se divertem com isso.
Eu tinha ido ao zoológico quando criança. Meu marido não conhecia. Um dia, há anos atrás, resolvemos ir... não agüentamos ficar muito tempo... nosso coração se encheu de tristeza... principalmente ao vermos uma águia numa gaiola tão pequena, que a bichinha não conseguia abrir as duas asas ao mesmo tempo... foi o fim. O animal que constrói seu ninho nos lugares mais altos e é capaz de voar mais alto que todas as outras aves estava ali... morta, antes da morte física chegar. Dava pra ver a tristeza nos olhos daquela águia... chorei.
A desculpa de quem confina os animais é que "esse já nasceu no cativeiro, se soltar ele morre". Alguém ganha muito dinheiro com isso. Se ninguém mais comprar, ninguém mais vai aprisionar os bichinhos... Quer saber? Nós é que já nascemos e "vivemos" no cativeiro do egoísmo e, ao libertarmos um ser, estaremos abrindo as gaiolas que nos prendem... quanto ao bichinho... é melhor morrer livre, que viver preso! Liberdade a todos!

Nenhum comentário: