quarta-feira, 7 de maio de 2008

A CIRANDA...

A ciranda...

"ô cirandeiro, cirandeiro, ó
a pedra do teu anel
brilha mais do que o sol..."

"Estava na beira da praia
ouvindo as pancadas das ondas no mar
essa ciranda quem me deu foi Lia
que mora na Ilha de Itamaracá..."

Durante muito tempo acreditei que ciranda fosse só brincadeira de criança e brincadeira de roda... aliás, como brinquei de roda quando menina... que delícia! Uma das coisas maravilhosas da vida!!!
Quando ingressei na faculdade de Ed. Artística, logo no primeiro ano fui participar de um encontro nacional de estudantes de arte, na UFMS... lá fizemos uma manifestação em praça pública pela valorização do ensino de artes, pois na época, havia uma proposta no governo de acabar com a obrigatoriedade do mesmo nas escolas de ensino fundamental e médio. Pela primeira vez, depois de adulta, participei de uma ciranda... fizemos uma imensa ciranda na praça, dançamos muito e também fizemos várias oficinas de pintura com crianças de diversas escolas... foi um dia inesquecível!!! Aprendi que nem toda cantiga de roda é ciranda... a ciranda é específica.
Estudando, fui aprendendo que a ciranda é muito comum nas colônias de pescadores, no Nordeste. Lá, inclusive na Ilha de Itamaracá em Pernambuco, existe (ou existiu) uma cirandeira chamada Lia, que foi homenageada com a ciranda "Lia de Itamaracá". Crianças, adultos e velhos, todo mundo ciranda! Que lindo!
Tive oportunidade, de lá pra cá, de participar de várias cirandas. Conheci a ciranda de Parati, bastante diferente daquela dançada no nordeste, mas linda, de qualquer jeito... um pouco mais rebuscada, com passos mais combinados...
Em 2005, fui num show do Antônio Nóbrega (grande artista brasileiro!!! Vale a pena ir a um show dele!!!!! Recomendo a todos!é um presente de Deus!) e no final, ele cantou e tocou uma ciranda... convidou a platéia pra formar a roda e dançar... mãos dadas, um passo pra dentro da roda ao mesmo tempo em que levantamos as mãos dadas... voltando para trás, abaixamos as mãos... e a roda vai girando assim... a idéia é imitar o balanço das ondas do mar... e parece mesmo! Foi uma ciranda com mais de 100 pessoas!!! Uma coisa lindíssima demais! A vontade era cirandar a noite inteira! Que saudade... essa foi a última vez que participei até hoje, e não vejo a hora de cirandar outra vez!
Sou apaixonada cada dia mais pela ciranda! Aliás, existe algo muito mágico nas danças de roda em geral... é impossível não sentir! Pra quem não experimentou, experimente! A melodia, as letras, as mãos dadas, o ritmo dos sons e dos corpos... tudo isso explodindo em sorrisos e olhares alegres!
Recomendo a todos: "vamos todos cirandar!"
A ciranda é, sem dúvida, uma coisa linda demais...

Nenhum comentário: