domingo, 5 de abril de 2009

PRECEITOS E PRECONCEITOS

Todos deveríamos guardar pelo menos um preceito: amor à vida... Quem ama, respeita e cuida... Leonardo Boff diz que "a paz nasce do cuidado" e, sem dúvida, esse é o caminho...

De uns três anos pra cá, tenho me sentido movida a prestar mais atenção nos portadores de deficiência... Sinto que preciso me especializar nessa área, principalmente com surdos e deficientes mentais... e cada dia que passa tenho sido conduzida por Deus pra esse caminho e uma chama queima dentro de mim a cada contato realizado...

Essa semana pude presenciar uma apresentação de uma escola, onde crianças cantaram uma linda canção sobre a água. Enquanto cantavam, quatro crianças especiais faziam um lindo balé... duas na cadeira de roda, com paralisia cerebral e duas empurravam as cadeiras... Elas sorriam, passeando ao som da linda música... pude me deleitar na presença de Deus, que certamente estava ali cantando e dançando com aquelas crianças.Não consegui parar de chorar diante de cena tão singela e pura. Alguns de meus alunos e duas mães que comigo estavam também se emocionaram...

Ao final da apresentação, quando estavam saindo, a menininha com síndrome de down que empurrava uma das cadeiras de roda, passou bem próxima de onde eu estava sentada, olhou pra mim - enquanto meu sorriso brilhava no meio das lágrimas - e acenou sorrindo, olhando fixamente pra mim... Foi muito mais que um aceno! E aquele momento me emociona cada vez que vem à minha lembrança.

Nesse mesmo dia, à noite, fui dar aula para uma nova turma. Lá tenho uma aluna com surdez. Tive dificuldade de me comunicar... me senti um poço de ignorância e incompetência... Então ela me conduziu e a comunicação se estabeleceu.Há algumas semanas atrás uma professora pediu que eu aplicasse a prova pra ela numa das turmas. Lá eu tenho um aluno com retardamento e outro com surdez. Sentei-me perto daquele que tinha surdez pra tentar explicar a prova... como me senti tão incapaz! Então um dos alunos da turma disse que o colega (o que tem retardamento mental) sabia traduzir. Essa informação me foi surpreendente... e lá estava a cena: os dois se comunicavam perfeitamente através de gestos...

Penso então: o que nos falta? Como nós educadores, de maneira geral, estamos tão sem preparo adequado para lidar com esse público...

Não adianta o governo falar em inclusão se não investir nisso.

É preciso investir nos cursos de licenciatura para que, formados, possamos chegar preparados - pelo menos com o básico - para lidar com esse público.

Não há uma bolsa de estudos para professores se especializarem nessa área. Não há um incentivo. Nada.

E os alunos especiais são jogados dentro das salas de aula totalmente inadequadas para atendê-los de maneira digna...

Cada professor que se sensibiliza com essa situação, busca, por meios próprios e sem incentivo algum por parte do governo, se especializar. Arruma um tempo, um lugar e muitas vezes uma sobrecarga pra poder se preparar...

Assim será comigo também...

Até quando? Até quando a falta de respeito e o preconceito? Até quando a ignorância? Até quando?

Nenhum comentário: